domingo, 15 de fevereiro de 2009

Me assusta

Nos últimos tempos eu tenho me debruçado num estudo - ainda superficial - sobre a psicoligia humana, mais precisamente sobre as doenças causadas pela "psique".

Uma das coisas que mais me assustou foram os relatos científicos sobre a psicopatia. Esse distúrboi é mais assustador do que parece.

É comum ver as pessoas levando esse termo na brincadeira, mas pelo que li, trata-se de um distúrbio que não tem cura em determinados casos...o que me deixou mais perplexa ainda.

LEIAM O TEXTO ABAIXO E TIREM AS PRÓPRIAS CONCLUSÕES:

O termo “psicopata” caiu na boca do povo, embora na maioria das vezes seja usado de forma equivocada.

Na verdade, poucos transtornos são tão incompreendidos quanto a personalidade psicopática.

Descrita pela primeira vez em 1941 pelo psiquiatra americano Hervey M. Cleckley, do Medical College da Geórgia, a psicopatia consiste num conjunto de comportamentos e traços de personalidade específicos.

Encantadoras à primeira vista, essas pessoas geralmente causam boa impressão e são tidas como “normais” pelos que as conhecem superficialmente.

No entanto, costumam ser egocêntricas, desonestas e indignas de confiança. Com freqüência adotam comportamentos irresponsáveis sem razão aparente, exceto pelo fato de se divertirem com o sofrimento alheio.

Os psicopatas não sentem culpa. Nos relacionamentos amorosos são insensíveis e detestam compromisso. Sempre têm desculpas para seus descuidos, em geral culpando outras pessoas. Raramente aprendem com seus erros ou conseguem frear impulsos.

por Scott O. Lilienfeld e Hal Arkowitz