quinta-feira, 7 de maio de 2009

Retrô da semana


Rio Branco estava movimentada nesta semana.

Por isso, nesta quinta-feira farei uma mini-retrospectiva para relembrar cada fato.

Na segunda-feira, os policiais militares realizaram uma manifestação no centro da
capital e fecharam a Avenida Brasil.

A manifestação, devo destacar, é um direito dos militares, mas o bloqueio da via pública causou um caos na cidade e isso nos levou a ver duas coisas: Rio Branco é um cidade despreparada, os engenheiros de trânsito não sabem o que é logística, porque eles não foram capazes de achar uma solução para os congestionamentos quilométricos que se formaram nessa cidade. A segunda coisa que notei foi a falta de memória dos outros, agora aqui funciona a lei do “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, neste caso, não façam o que eu fiz!

Na terça-feira, o governador do Estado, Binho Marques, classificou o ato dos militares como “baderna”. A declaração gerou inúmeros comentários.

Chegamos a quarta-feira dia que os defensores se mobilizaram e decidiram paralisar suas atividades por três dias. A categoria reivindica, assim como os militares, melhores condições de trabalho.

No final da manhã de quarta, o procurador Sammy Barbosa, do MPE, chama a imprensa para uma coletiva e informa que o órgão vai investigar os militares que participaram da manifestação na segunda-feira. Os militares podem ser condenados por realizarem um motim.

Na quinta-feira, a cidade parecia está tranquila, mas nada disso...na madrugada desta quinta dois homens fizeram um arrastão que iniciou na Uninorte e terminou no bairro Sobral. O detalhe é que os assaltantes cumprem regime semi-aberto, ou seja, durante à noite deveriam está no presídio.

Por isso que eu digo, os mais seguros são os que estão presos, eles sabem com quem estão lidando. Nós, que pagamos impostos e levamos uma vida de maneira lícita, estamos cada dia mais expostos a criminalidade.

Enfim, no final da tarde de quinta os familiares e amigos dos detentos participaram de uma reunião na qual deram início a criação da associação dos familiares e amigos dos reeducandos, ou seja, vem por aí mais reivindicações e mais denúncias.

Mas amanhã promete...os defensores realizarão atendimentos no Terminal Urbano e outras categorias prometem outras mobilizações...vem mais chumbo por aí.

Ah, e ainda temos o dia das mães, que o comércio está se fartando, como se amor fosse medido por meio de presentes, mas enfim...comprem pelo menos um cartão para as mamães que estão próximas a vocês e na era da internet, vale um e-mail, scrap, twittada...qualquer forma de comunicação nessas horas são válidas.

E vamos aguardar a semana que vem....