quarta-feira, 12 de agosto de 2009

I Sarau Liga Nóis – Prévia do Festival Varadouro


Banda Capuccino Jack
Durango Kid, Capuccino Jack e Caldo de Piaba são as atrações do “I Sarau Liga Nóis” que acontece neste domingo, dia 16, no Centro Cultural Liga Nóis, a partir das 16 horas. Além disso, o evento traz ainda apresentação de dança de rua e intervenções de artistas plásticos.

Segundo Thays França, membro do Núcleo de Produção do Coletivo Catraia, a idéia é movimentar o público para os dois grandes dias do Festival Varadouro.

“Estamos há pouco mais de um mês para o Festival. Estamos trabalhando na produção e montando a programação do evento, por isso esses dois saraus acontecem para começar a divulgar o Varadouro e trazer o público para mais perto dos trabalhos das bandas.”

Os ingressos custam R$ 2 reais e mais um produto de limpeza que vai ser doado para estruturação da brinquedoteca do Centro Cultural Liga Nóis, que inaugura em outubro.

“Temos o projeto Amarelinha que se destina a angariar brinquedos e livros para o Centro Cultural Liga Nóis. Esse material vai ficar a disposição da comunidade para estudo e apreciação, então quem estiver interessado em participar pode se dirigir ao Liga Nóis para fazer sua doação”, comenta Adão Segundo (Babu), coordenador da Central Única das Favelas do Acre (CUFA/AC).

A realização é do Coletivo Catraia, CUFA/AC e Centro Acreano de Hip Hop com apoio do Governo do Acre, por meio do Sistema Público de Comunicação.

ENDEREÇO: Centro Cultural Liga Nóis - Avenida Epaminondas Jacomé, 884 – Cadeia Velha - duas ruas após o SENAI – Mais informações acesse HTTP://coletivocatraia.blogspot.com ou entre em contato pelo 8402-516

Texto: André Lima

Foto: Talita Oliveira

Confirmado o quarto caso de gripe suína

O quarto caso de gripe A ou gripe suína foi confirmado na tarde desta terça-feira, dia 11. A vítima é uma mulher. Segundo informações, a vítima pode ter contraído a doença durante uma viagem de férias para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

O secretário de Saúde do Estado, Osvaldo Leal, ressaltou que a confirmação do caso chegou por meio de um exame que é realizado em um laboratório de São Paulo.

“É importante lembrar que o resultado do exame chegou após dez dias da coleta, ou seja, a paciente já estava sendo monitorada e recebendo tratamento indicado para a doença.”, destacou Leal.

Como há grande demanda de exames, o resultado tem chegado aos estados, na maior parte dos casos, depois do período que o paciente encerra o tratamento que combate o vírus influenza.

“Como o resultado chega depois de um tempo, geralmente os pacientes estão recuperados, esse é o caso dessa quarta vítima da gripe. Embora tenha sido confirmado que ela estava com gripe A, desde que ela foi diagnosticada como caso suspeito, começou a receber o tratamento. Mas é importante dizer que ela está bem”, declarou.

A mulher infectada pelo vírus influenza A é mãe da criança de 5 anos que também foi diagnosticada com doença na semana passada.

Osvaldo Leal informou que ambas passam bem e que inclusive saíram do período de monitoramento que é indicado para os pacientes que estão com suspeita da gripe.

Mulheres são maiores vítimas da nova gripe

No Acre, os quatro casos confirmados de pessoas infectadas por gripe suína foram registrados em mulheres. A primeira vítima foi uma estudante de medicina que veio da Bolívia. A estudante tem aproximadamente 30 anos e teve o resultado do exame revelado em julho.

A segunda vítima do vírus influenza A foi uma professora de aproximadamente 50 anos que reside em Cruzeiro do Sul. A professora apresentou os sintomas da gripe após voltar da viagem de férias ao Rio de Janeiro.

A terceira e a quarta vítima vieram de Natal após passarem férias na cidade nordestina. O terceiro caso confirmado foi de uma criança do sexo feminino que tem 5 anos. A mãe desta criança foi a quarta infectada pela gripe e teria aproximadamente 30 anos. (Nayanne Santana)