O quarto caso de gripe A ou gripe suína foi confirmado na tarde desta terça-feira, dia 11. A vítima é uma mulher. Segundo informações, a vítima pode ter contraído a doença durante uma viagem de férias para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
O secretário de Saúde do Estado, Osvaldo Leal, ressaltou que a confirmação do caso chegou por meio de um exame que é realizado em um laboratório de São Paulo.
“É importante lembrar que o resultado do exame chegou após dez dias da coleta, ou seja, a paciente já estava sendo monitorada e recebendo tratamento indicado para a doença.”, destacou Leal.
Como há grande demanda de exames, o resultado tem chegado aos estados, na maior parte dos casos, depois do período que o paciente encerra o tratamento que combate o vírus influenza.
“Como o resultado chega depois de um tempo, geralmente os pacientes estão recuperados, esse é o caso dessa quarta vítima da gripe. Embora tenha sido confirmado que ela estava com gripe A, desde que ela foi diagnosticada como caso suspeito, começou a receber o tratamento. Mas é importante dizer que ela está bem”, declarou.
A mulher infectada pelo vírus influenza A é mãe da criança de 5 anos que também foi diagnosticada com doença na semana passada.
Osvaldo Leal informou que ambas passam bem e que inclusive saíram do período de monitoramento que é indicado para os pacientes que estão com suspeita da gripe.
Mulheres são maiores vítimas da nova gripe
No Acre, os quatro casos confirmados de pessoas infectadas por gripe suína foram registrados em mulheres. A primeira vítima foi uma estudante de medicina que veio da Bolívia. A estudante tem aproximadamente 30 anos e teve o resultado do exame revelado em julho.
A segunda vítima do vírus influenza A foi uma professora de aproximadamente 50 anos que reside em Cruzeiro do Sul. A professora apresentou os sintomas da gripe após voltar da viagem de férias ao Rio de Janeiro.
A terceira e a quarta vítima vieram de Natal após passarem férias na cidade nordestina. O terceiro caso confirmado foi de uma criança do sexo feminino que tem 5 anos. A mãe desta criança foi a quarta infectada pela gripe e teria aproximadamente 30 anos. (Nayanne Santana)
Nenhum comentário:
Postar um comentário