sábado, 22 de maio de 2010

A Era do Rádio e a Era do Twitter

Em outubro de 1938 o radialista Orson Welles apresentava, na rádio americana CBS, o programa "A Guerra dos Mundos. A edição daquela noite que os americanos celebram o dia das bruxas, o programa de Welles encenava a invasão de marcianos aos Estados Unidos.

O realismo da encenação no programa da rádio CBS era tamanho que uma onda de pânico tomou conta do País, quando o locutor anunciou: "Atenção senhoras e senhores ouvintes, os marcianos estão invadindo a Terra..."

Há relatos de que muita gente ‘surtou’ com a afirmação do locutor. Uns saíram às ruas descontrolados, outros tentaram suicídio. Foi um Deus nos acuda e tudo isso aconteceu porque o radialista não tinha idéia da comoção que o rádio causara na população.

Mas, então você me pergunta: O que isso tem a ver comigo, com o Twitter? Pois eu explico.
Dias atrás foi o maior auê no Twitter dos acreanos. Tudo ocasionado por causa da história que a cantora inglesa Lilly Alen estava no Acre.

Com o passar do dia foram surgindo fotos e comentários que comprovavam que a cantora internacional estava no Acre.

No final da tarde, os funcionários de uma emissora de TV local twittaram que tinham feito uma entrevista exclusiva com Lilly Alen. Pronto, a twittada causou a maior comoção na rede social e rendeu vários retwittes e a história ficou fora de controle.

Nada daquilo era esperado pelas pessoas que trabalhavam naquela emissora de TV local e que decidiram tirar uma brincadeira com a história de que uma cantora internacional estava em terras tão longínquas de sua Europa.

A brincadeira tomou uma proporção tão grande que emissoras internacionais entraram em contato com a produção da TV para saber informações sobre a suposta entrevista exclusiva.
Sabe-se que não houve má-fé por parte do pessoal da TV. Acredito que eles mesmos não tinham idéia do que a brincadeira poderia causar o do tanto que ela poderia repercutir.

Mas voltando a linha de raciocínio: juntem os dois episódios: o de 1938 e o de 2010. Entre uma história e outra há 72 anos de diferença, mas um ponto em comum: a velocidade que uma notícia tomou e as proporções inesperadas.

A CBS teve que parar a transmissão tamanha foi a confusão na época que transmitiu a “Guerra dos Mundos”. Os funcionários da emissora local que falaram sobre a cantora Lilly Alen também precisaram twittar que tudo não passou de uma brincadeira, mas aí a história da entrevista exclusiva estava fora de controle.

Desses dois episódios podemos concluir que: Estamos na era da instantaneidade. A era em que a informação é sem fronteiras e isso deixa um alerta porque faz com que todos, sem exceção, sejam comunicadores de alguma forma.

Por isso, é preciso ter cuidado ao divulgar qualquer tipo de informação. Nunca sabemos à proporção que elas podem tomar. Como dizem por aí “A palavra dita não volta atrás”.