terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Fim de uma jornada, início de um desafio

É chagada a hora de juntar papéis, anotações e fazer backup de todos os arquivos que estão nos computadores que usei nos últimos meses.

Sim, acabou a fase repórter e sub-editora do Jornal A Tribuna e agora eu sigo para uma nova jornada desafiadora com o carinho e apoio de pessoas maravilhosas no site Agazeta.net.

Na antiga redação não deixo amigos porque todos aqueles que eu quero bem vão comigo aonde quer que eu vá. Se não levo comigo, não teve importância, isso é fato!

Uma coisa eu não sou, falsa! Não tenho “meio” amigos. Já disse nesse blog que detesto meio termo. Ou é, ou não é! Para mim é simples assim.

Nos dois anos que passei nesse prédio que está sempre em reforma rsrs, sem dúvidas, aprendi muito sobre relacionamento entre seres humanos, sobre ética e conduta no local de trabalho.

Caso alguém me pergunte se me arrependo de qualquer atitude que tomei aqui eu digo, sem pestanejar: Me arrependo é de não ter feito mais, principalmente em situações extremas.

Me doei por inteira a esse projeto e o respeito que tenho por esse jornal vai mais além do que qualquer um pode supor, porque foi aqui que tive espaço depois que eu era recém-saída da faculdade. Se hoje alguém me quer numa equipe é porque teve a oportunidade de ler ou ver um trabalho feito por mim na Tribuna.

Talvez, as únicas pessoas que sabem dessa dedicação pelo jornal sejam os meus familiares. Eles foram privados da minha presença inúmeras vezes porque eu chegava sempre atrasada nas festas, jantares ou simples reuniões da família. Mas todos eles sabem que eu arrumava um jeitinho para revê-los e me fazer presente.

Nesses dois anos chorei, sofri, voltei pra casa decepcionada, irritada e estressada. Levei rasteiras e alguns desaforos para casa. Quis berrar, quis sumir, mas sobrevivi a todas as turbulências e estou aqui podendo compartilhar tudo isso com vocês.

Nesses 24 meses também sorri muito, conquistei preciosidades como meus mais que amigos e companheiros Gilberto e Debora. Aprendi com pessoas simples, ouvi estórias emocionantes, outras tristes e algumas engraçadas.

Passei horas acordada, cumprindo uma maratona muito louca, mas olhava para o lado e via que tinha o apoio das pessoas certas. Elas me diziam que sem esforço não há crescimento. Pura verdade.

Certo dia um pessoa me perguntou se perdi amigos pela minha “eterna falta de tempo”. Sinceramente, não perdi nada! Meus amigos continuaram e continuarão meus amigos, não importa onde eu esteja; o que quer eu faça (desde que não seja ilícito, claro).

Meu agradecimento especial a Debora Ribeiro, repórter da TV Acre, que na época em que eu estagiava na TV Acre me deu a maior força para vir ao jornal A Tribuna participar de uma seleção para estagiários. Minha eterna gratidão.

Nesse espaço aproveito para agradecer a todos, que de alguma forma me ajudaram nessa jornada: Ely Assem; Dulcinéia Azevedo; Gilberto Lobo; Paulo Henrique Nascimento; Archibaldo Antunes; Debora Mangrich; Freud Antunes; Dhárcules Pinheiro; Antônio Stélio; Márcio Ferreira; Selmo Melo; Aldo Nascimento; Alex Machado e Weverton Silva.

A todos vocês: meu muito obrigada! De cada um levo ensinamentos, exemplos, histórias bacanas e lições.

É isso aí, sem mais porque as lágrimas surgem, nos vemos na Agência www.agazeta.net onde construo novas amizades que já se mostram muito bacanas como a amizade que está brotando com o querido Adaildo Neto.

Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo...

Não precisa fazer lista de boas
intenções para arquivá-las
na Gaveta.

Não precisa chorar de arrependimento
pelas besteiras consumadas nem
parvamente acreditar que por decreto

da esperança a partir de Janeiro
as coisas mudem e seja claridade,
recompensa, justiça entre os homens

e as nações, liberdade com cheiro e
gosto de pão matinal, direitos respeitados,
começando pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um ano-novo que mereça
este nome, você, meu caro, tem de
merecê-lo, tem de fazê-lo novo,
Eu sei que não é fácil mas tente,
experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
Um maravilhoso Ano Novo para você !

Carlos Drummond de Andrade