terça-feira, 30 de junho de 2009

Governo pode está sendo negligente com a população


Será que teremos que sair de máscaras para evitar o pior?

Na segunda-feira, 29, a secretaria estadual de Saúde informou que divulgaria o resultado dos exames da enfermeira que chegou ao Acre, vinda de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), com suspeitas de gripe suína, ou gripe A (como preferirem).

Os noticiários locais, na segunda-feira, informavam que os resultados seriam repassados a imprensa durante entrevista coletiva que aconteceria no final da manhã.

Na coletiva o secretário de Saúde, Osvaldo Leal, disse que os resultados ainda não haviam chegado ao Acre e que por isso não poderiam ser divulgados.

Chegamos ao final desta terça-feira sem saber afinal qual o resultado deste exame, que foi feito pelo laboratório paulista Adolf Lutz.

Recordo-me muito bem que dias atrás um homem chegou ao Pronto Socorro da capital com suspeita de gripe suína. Ele foi atendido, ficou em observação e depois foi enviado para sua residência. Cerca de dois dias depois os resultados dos exames deste paciente estavam nas mãos dos gestores da Secretaria de Saúde e foi descartada a possibilidade deste paciente está infectado pelo vírus influenza A.

No caso desta enfermeira as informações sequer chegaram até a família dela. O que sabemos apenas é que ela está muito bem de saúde e que recuperou-se da gripe. Mas o governo não informa se a paciente foi ou não foi infectada pelo vírus influenza.

Essa demora na divulgação das informações leva a população a crer que o governo está sendo negligente e está escondendo a verdade.

É importante que as autoridades acreanas lembrem-se que isso se trata de um assunto de importância nacional e não pode ser “empurrado com a barriga”. A verdade tem que se exposta, ainda que essa verdade revele toda a fragilidade do sistema público de saúde do Estado.

Até o momento não se sabe se o Ministério da Saúde foi informado sobre as pessoas que estão sendo monitoradas no Acre por suspeita de gripe suína. Vale ressaltar que após a chegada da comitiva acreana que foi ao Peru, país que registra casos da doença, pelo menos mais três pessoas passaram a ser monitoradas.

A Agência de Notícia do governo não se manifesta sobre nada disso. O governo não informa nada, a secretaria de Saúde também não.

Afinal, nos colocam o nariz de palhaço e acham que essa história deve ficar por isso?

Talvez eles estejam mais preocupados com a morte do Rei do Pop, Michael Jackson e eu que sou uma paranóica....

Ah, pobre do Acre!

Deputado estuda PL que exige diploma em concursos para jornalista em MG

Por Thiago Rosa e Thaís Naldoni/Redação Portal IMPRENSA

O deputado estadual Alencar da Silveira Jr. (PDT-MG) pretende encaminhar um Projeto de Lei (PL) à Assembléia Legislativa de Minas Gerais (MG) para exigir diploma de Jornalismo em concurso públicos da área no estado. De acordo com a proposta, só poderão ocupar as vagas os candidatos com graduação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Na avaliação do deputado, a lei servirá para garantir a qualidade de informações no estado de Minas Gerais. A proposta surge duas semanas após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido pela revogação do diploma como requisito à prática do Jornalismo. "Acho fundamental que a informações no serviço público seja da máxima qualidade e, creio que apenas o ensino superior possa dar tais diretrizes. Acho um absurdo a exigência do diploma ter sido derrubada", disse, em entrevista ao Portal IMPRENSA.

Ainda de acordo com Silveira Jr., será feita uma sugestão para os demais estados brasileiros para que todos tomem como norma tal determinação. "Já conversei com vários colegas, que me deixaram seguro que a PL será aprovada na Assembleia Legisllativa de Minas. Espero que possamos fazer com o estado seja um exemplo nesse sentido, em priorizar a qualidade da informação no serviço público".

O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais aprova a iniciativa do deputado estadual. Segundo o presidente do órgão, Aloísio Morais, a medida evitará que pessoas sem qualificação profissional ocupem cargos públicos específicos no estado. "Nós temos que criar um filtro para impedir que 'picaretas' conquistem o direito de exercer o Jornalismo e adquiram o registro definitivo", disse.

Morais ainda ressalta que o órgão se reunirá com o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) em 17 de julho próximo para discutir formas para exigir qualificação mínima para o exercício da profissão no país.

Hoje não dá!


Hoje não vou escrever, pelo menos não por agora, estou entretida em outras coisas. Estou perdida no meu mundo, que anda bem melhor que esse onde as pessoas são tão pré-conceituosas.

Renato Russo traduzirá tudo, porque hoje....Ah, hoje não dá!

OS ANJOS

Letra: Renato Russo
Música: Dado Villa Lobos



Hoje não dá
Hoje não dá
Não sei mais o que dizer
E nem o que pensar.

Hoje não dá
Hoje não dá
A maldade humana agora não tem nome
Hoje não dá.

Pegue duas medidas de estupidez
Junte trinta e quatro partes de mentira
Coloque tudo numa forma
Untada previamente
Com promessas não cumpridas

Adicione a seguir o ódio e a inveja
As dez colheres cheias de burrice
Mexa tudo e misture bem
E não se esqueça: antes de levar ao forno
Temperar com essência de espirito de porco,
Duas xícaras de indiferença
E um tablete e meio de preguiça.

Hoje não dá
Hoje não dá
Esta um dia tão bonito lá fora
E eu quero brincar

Mas hoje não dá
Hoje não dá
Vou consertar a minha asa quebrada
E descansar.

Gostaria de não saber destes crimes atrozes
É todo dia agora e o que vamos fazer?
Quero voar p'rá bem longe mas hoje não dá
Não sei o que pensar e nem o que dizer

Só nos sobrou do amor
A falta que ficou.