terça-feira, 30 de junho de 2009

Governo pode está sendo negligente com a população


Será que teremos que sair de máscaras para evitar o pior?

Na segunda-feira, 29, a secretaria estadual de Saúde informou que divulgaria o resultado dos exames da enfermeira que chegou ao Acre, vinda de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), com suspeitas de gripe suína, ou gripe A (como preferirem).

Os noticiários locais, na segunda-feira, informavam que os resultados seriam repassados a imprensa durante entrevista coletiva que aconteceria no final da manhã.

Na coletiva o secretário de Saúde, Osvaldo Leal, disse que os resultados ainda não haviam chegado ao Acre e que por isso não poderiam ser divulgados.

Chegamos ao final desta terça-feira sem saber afinal qual o resultado deste exame, que foi feito pelo laboratório paulista Adolf Lutz.

Recordo-me muito bem que dias atrás um homem chegou ao Pronto Socorro da capital com suspeita de gripe suína. Ele foi atendido, ficou em observação e depois foi enviado para sua residência. Cerca de dois dias depois os resultados dos exames deste paciente estavam nas mãos dos gestores da Secretaria de Saúde e foi descartada a possibilidade deste paciente está infectado pelo vírus influenza A.

No caso desta enfermeira as informações sequer chegaram até a família dela. O que sabemos apenas é que ela está muito bem de saúde e que recuperou-se da gripe. Mas o governo não informa se a paciente foi ou não foi infectada pelo vírus influenza.

Essa demora na divulgação das informações leva a população a crer que o governo está sendo negligente e está escondendo a verdade.

É importante que as autoridades acreanas lembrem-se que isso se trata de um assunto de importância nacional e não pode ser “empurrado com a barriga”. A verdade tem que se exposta, ainda que essa verdade revele toda a fragilidade do sistema público de saúde do Estado.

Até o momento não se sabe se o Ministério da Saúde foi informado sobre as pessoas que estão sendo monitoradas no Acre por suspeita de gripe suína. Vale ressaltar que após a chegada da comitiva acreana que foi ao Peru, país que registra casos da doença, pelo menos mais três pessoas passaram a ser monitoradas.

A Agência de Notícia do governo não se manifesta sobre nada disso. O governo não informa nada, a secretaria de Saúde também não.

Afinal, nos colocam o nariz de palhaço e acham que essa história deve ficar por isso?

Talvez eles estejam mais preocupados com a morte do Rei do Pop, Michael Jackson e eu que sou uma paranóica....

Ah, pobre do Acre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário