quinta-feira, 25 de junho de 2009

TSE cassa anfitrião do 5° Fórum de Governadores da Amazônia


Marcelo Miranda deveria recepcionar gestores da Amazônia Legal

Nesta sexta-feira, 26, acontece em Tocantins o 5° Fórum de Governadores da Amazônia Legal e a 5ª Reunião Ordinária do Condel/Sudam - Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia. Os dois encontros serão realizados no Palácio Araguaia, em Palmas.

Nove governadores dos Estados da Amazônia seguiram para a cidade de Palmas para seremb recebidos pelo governador do Tocantis, Marcelo Miranda, que segundo informava a Agência de Notícias do Acre, deveria abrir os trabalhos do Fórum às 8 da manhã de hoje.

Mas por volta da meia-noite, o Portal G1 informava que durante a madrugada desta sexta-feira, Marcelo Miranda (PMDB) havia sido cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político. Além de Marcelo Miranda também foi casso o vice-governador do Estado, Paulo Sidnei Antunes (PPS), por abuso de poder político.

De acordo com o G1, as acusações contra Miranda e Antunes foram feitas pelo segundo colocado nas eleições do estado em 2006, o ex-governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB), que pretende herdar o cargo. O TSE, no entanto, ainda não decidiu se dará posse a Campos ou se convocará nova eleição.

Diante da notícia, resta saber agora quem irá recepcionar os gestores dos estados do Acre, Roraima, Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia, que seguem para o Estado de Tocantins para participarem do Fórum de Governadores que tem como o objetivo fortalecer a política de desenvolvimento sustentável.

Nayanne Santana
Foto: Portal G1

Senador colhe assinaturas para apresentar PEC que torna obrigatória exigência do diploma


Senador já conseguiu juntar 40 assinaturas

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que na última terça-feira (23) protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC) para tornar obrigatória a exigência do diploma de nível superior para o exercício da profissão de jornalista, já conseguiu juntar 40assinaturas de apoio.

Para poder apresentar o PEC, eram necessárias 27 assinaturas. Segundo a Agência Brasil, a proposta de Valadares torna obrigatório o diploma para exercer o Jornalismo, além de tornar facultativa a exigência do diploma para colaboradores.

"Com todo o respeito que tenho ao Supremo Tribunal Federal, foi uma decisão equivocada. O jornalista é um profissional cujo trabalho é reconhecido. É uma tradição a legitimidade. O Brasil não pode retroceder. Como um senador socialista, não poderia deixar de recolher as assinaturas e protocolar a PEC", declarou o senador.

Com o objetivo de aperfeiçoar o texto do PEC, Valadares ainda vai solicitar que o Senado realize audiências públicas na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ), com representantes de associações e federações de jornalistas e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de estudantes e jornalistas.

No dia 17 de junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) revogou, por oito votos a um, a exigência do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão.

Fonte:Portal IMPRENSA

Foto: Portal Agência Sindical