sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

"Cegos"


Fiz um material hoje no qual falo sobre o número de eleitores analfabetos no Acre. Fiquei assustada com os números que o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou sobre o Acre.

De acordo com TSE, no Acre existem 67.993 eleitores analfabetos, esse quantitativo representa 15.34% do total de eleitores do Estado, que na última eleição ultrapassou os duzentos mil eleitores.

Já imaginaram mais de 67 mil pessoas “cegas”, sim, cegas porque eu não me imagino sem saber ler ou escrever. Essas simples palavras aqui não seriam possíveis se eu não soubesse ler. (Credo!)

Pra mim, isso é uma realidade assustadora e a culpa não é apenas do poder público, mas é de cada cidadão que tem um amigo ou parente que não sabe ler ou escrever e que não faz nada para mudar essa triste realidade.

Eu já fiz uma matéria, no tempo da faculdade, sobre o MOVA (Movimento de Alfabetização para Adultos), ouvi um relato que disse que um senhor ficou muito feliz no dia que pode ler uma placa, ou pode simplesmente entrar em um ônibus sem perguntar a outras pessoas que ônibus era aquele.

Me lembro que na minha infância, quando aprendi a ler morava em Porto Velho (RO), deixava a minha mãe louca porque lia cada plaquinha que passávamos perto.

Agora ao pesquisar para fazer esse material sobre o número de analfabetos, estou meio pasma. Talvez esse percentual seja uma dos motivos para que certos políticos sejam eleitos no Acre.

Muita gente fala em voto de revolta, mas na verdade tem gente que vota sem nem saber o que é dever de um parlamentar.

Ah, o Jordão nessa história conquistou mais um ranking, o de município com maior número de analfabetos 41.18%.

Espero que até 2010, quando o Acre será o melhor lugar para se viver na Amazônia, isso mude...Temos mais dois anos para mudar essa realidade.

Mas enquanto isso, pulem carnaval, falem da Copa de 2014 e sobre as chances do Acre ser a sede verde. Mas não esqueçam da sede que o povo tem de ter acesso a INCLUSÃO SOCIAL.
(Foto: Débora Mangrich)