segunda-feira, 22 de junho de 2009

Secretário Osvaldo nega caso de gripe A no Acre


No último final de semana, um homem que apresentava os sintomas clássicos do vírus da gripe deu entrada no Hospital Geral de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).

Como ele vinha da Bolívia, a princípio, suspeitava-se de que ele poderia estar infectado pelo vírus influenza, que causa a gripe A (H1N1) ou gripe suína, mas essa possibilidade foi descartada na noite desta segunda-feira, dia 22, pelo secretário estadual de Saúde, Osvaldo Leal.

“Ele chegou ao Estado com os sintomas clássicos de gripe, de uma gripe comum, mas, mesmo assim, foi enviado ao hospital para ser atendido pela equipe médica. Ele foi medicado e recebeu alta neste final de semana”, declarou Leal.

O secretário disse que, mesmo estando descartada a hipótese de gripe A, foram coletados materiais para a realização de exames. Segundo Leal, as amostras foram enviadas ao laboratório do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para que todas as possibilidades sejam definitivamente descartadas.

“O paciente apresentou melhoras e nenhum dos membros da família que estava com ele no país vizinho apresentavam sintomas do vírus influenza, por isso ele só ficou no isolamento do hospital até que fosse excluída completamente a possibilidade dele estar com a gripe”, explicou.

Apesar de não ter sido diagnosticada a gripe suína, segundo o secretário, o paciente continua recebendo a monitoramento domiciliar. (Nayanne Santana)


Foto: Odair Leal