sábado, 22 de agosto de 2009

Jorge Viana fala sobre Marina, Frente Popular e diz que se sente desafiado a ser candidato ao Senado

O ex-governador e presidente do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Acre, Jorge Viana, concedeu entrevista coletiva aos jornalistas acrianos para falar sobre a saída da ex-ministra e senadora pelo Estado Marina Silva do Partido dos Trabalhadores (PT) e de como a Frente Popular do Acre (FPA) deve trabalhar em 2010 pós o desligamento da senadora.

Jorge Viana fez questão de ressaltar que, embora se sinta triste pela saída de Marina Silva da agremiação a que ela pertenceu por quase 30 anos, por outro lado está feliz por saber que a ex-ministra partiu para um projeto bem maior.

“Marina recebeu um chamamento para participar de causa a que ela se dedica há muitos anos. Ela é uma personalidade do país e do mundo. A Marina não está negando o PT. Aqui, no Acre, é uma coisa que está clara, ela está respondendo a um chamamento para ela se dedicar a uma causa que é quase uma causa de vida para ela, que é a questão da sustentabilidade. Ela é uma personalidade do país e do mundo”, afirmou.

O presidente do fórum de desenvolvimento sustentável revelou que, embora a senadora não esteja mais no PT, o presidente Lula jamais deixará de ter uma relação afetuosa com a senadora.

“A desfiliação de Marina do PT afeta o nosso sentimento, o nosso coração, mas a gente compreende e respeita essa decisão. Isso é uma coisa sincera”, declarou.

O ex-governador revelou que um dos pedidos da senadora antes de sair do partido foi relacionado à política desenvolvida no Acre pela Frente Popular e criada no governo de Jorge Viana.

“Ela pediu para mim e para o Binho que continuássemos unidos e que continuássemos defendendo esse projeto [desenvolvimento sustentável]”, revelou.

Jorge lembrou que no Acre o PV faz parte da Frente Popular e que, portanto, os anseios da ex-ministra não estão longe dos anseios da gestão do Estado.

“São três pedidos para que esse projeto continue, a Marina, o Lula e o Binho. O Lula diz que o projeto serve inclusive de exemplo para os outros Estados, e o Binho quer passar o governo do Estado para levar adiante o governo dele e que esses projetos continuem. Isso pra mim é uma situação de muito conforto”, declarou.

Novos desafios

O ex-governador lembrou que em entrevista concedida pelo governador Binho Marques o atual gestor do Estado declarou que a chapa dos sonhos dele seria Tião Viana na disputa pelo governo estadual, Jorge Viana e Marina Silva na disputa pelas duas vagas do senado.

“Passado pouco tempo, a Marina saiu do PT e a chapa dos sonhos dele [Binho] ficou inviabilizada. Agora, nós vamos construir a chapa necessária para atender ao chamamento da própria Marina, do Lula e do Binho. A chapa necessária será discutida dentro da FPA e deverá ter um poder de decisão muito mais da Frente Popular do que dos partidos”, adiantou.

Segundo Viana, a saída de Marina do PT não significa que ela saiu da Frente Popular, ao contrário. Ele diz que o PT e a Frente Popular estão fortalecendo a causa da sustentabilidade.

“Isso é uma herança bendita que nós temos construído”, declarou.

O ex-governador disse que a Frente Popular em 2010 vai precisar conquistar uma vitória política. Ele lembra que no ano que vem a FPA completa 20 anos e que será um desafio para a coligação, porque ela precisará se reinventar.

“São dois desafios: ter uma vitória política, igual a que houve com o a eleição de Binho e para alcançar isso a Frente precisará se reinventar e se reencontrar com o passado e encontrar com o futuro que a gente busca e colocar gente nova. Não há nada de negativo nisso”, ressaltou.

Marina e Dilma

Jorge disse que a eventual candidatura da senadora acriana à Presidência da República abre um horizonte para que o país tenha uma disputa diferenciada. Ele diz que o país sai de uma situação bipolar e muda o cenário.

“A Marina tem um potencial fantástico. Ela está fora dos padrões normais, onde ela vai chegar com essa eventual candidatura eu não sei, mas ela pode chegar muito longe. Eu só não concordo com essas afirmações de que uma eventual candidatura de Marina seja contra a Dilma. A Marina é diferente da ministra Dilma Rousseff. Ambas são mulheres talentosas, mulheres que de algum modo escreveram seus nomes na história do Brasil”, destacou.

O presidente do Fórum de Desenvolvimento Sustentável afirmou que sabe que se a ex-ministra se candidatar há a possibilidade dela atrair os votos de pessoas que estejam descontentes. Jorge diz que ninguém pode prever aonde chegará uma possível candidatura de Marina Silva.

“Com certeza, Marina não fará papel feio. Par mim, Marina ajuda a montar um cenário positivo. Se forem candidatos Marina, Dilma Rousseff e José Serra, o presidente Lula é um homem feliz, porque pela sucessão dele nomes com qualidade”, analisou.

Crescimento industrial

Jorge Viana disse que não tem dúvidas de que o Acre ainda tem pelo menos sete anos de crescimento. Ele lembrou que, quando ele assumiu a gestão do Estado, o parque industrial do Acre estava falido, mas, ao sair do governo, ele deixou o setor reorganizado e com potencial para avançar.

Segundo ele, a gestão de Binho Marques tem fortalecido ainda mais as indústrias que estão atuando no Acre.

Outro avanço que Jorge Viana lembrou foi o crescimento da arrecadação do ICMS, que antes era da gestão dele era cerca de R$ 4 milhões, atualmente a arrecadação está próxima aos R$ 40 milhões.

“Antes, o Acre era vinculado ao setor administrativo, cerca de 90%, hoje chegamos aos 50% e 20% da economia, hoje, gira em torno do setor florestal. Antes, era o FPE que dava as cartas. O ICMS era insignificante”, concluiu.

Para Jorge, o Acre ainda deverá crescer muito, principalmente, porque a cada ano melhora a integração com os países vizinhos e isso fortalece ainda mais a economia do Estado.

O ex-governador disse na entrevista dizendo que está mais animado para participar das eleições em 2010. Jorge disse que está disposto a participar do pleito aonde a Frente achar melhor ele disse que o país estará de olho no Acre em 2010.

“Se for pra ficar no banco de reservas eu fico, se for par ser auxilia técnico eu serei. Agora o que eu quero mesmo é entrar em campo e jogar. Eu estou mais animado para disputar porque estou diante de um desafio”, declarou Jorge, ao comparar o processo de escolhas partidárias a uma partida de futebol.

Jorge finalizou a entrevista dizendo que ficou muito feliz ao ser recebido pela população com muitos aplausos na cerimônia de lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida e do programa Minha Morada.

“Aquele é o maior presente. Receber o tratamento carinhoso daquelas pessoas que eu não fiz esforço alguma para mobilizá-las. Eu não sabia quem era a maior parte das pessoas que estavam ali”, finalizou Jorge Viana. (Nayanne Santana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário