terça-feira, 8 de setembro de 2009

Saí demarcação de terras dos Apolima-Araras

Por: Nayanne Santana*

O ministro da Justiça, Tarso Genro, comunicou no início da noite desta terça-feira, ao senador Tião Viana (PT-AC), a assinatura da portaria de demarcação da terra indígena dos Apolima-Arara, índios do Vale do Juruá que estavam ocupando a Funai em Rio Branco até a semana. Os indigenas acamparam no local para pedir urgência na demarcação das terras.

Segundo os Apolima-Arara, o local está sendo explorado de maneira desmedida, comprometendo a preservação do local.

A assinatura da portaria atendeu o pedido que teria sido feito pelo senador Tião Viana.

Os Apolima-Arara reivindicam há 12 anos a demarcação de suas terras que estão localizada ao longo do rio Amônia, no município de Marechal Thamaturgo. No local vivem 32 famílias.

*Com informações da assessoria do Senador Tião Viana

Nota do blog:
Recebi a informação que o Ministério Público Federal (MPF) foi o principal responsável pelo pedido de demarcação das terras indigenas dos Apolima-Araras.
Então, que a Justiça seja feita, foi o MPF que fez a recomendação ao Ministério da Justiça.

Um comentário:

  1. Cara Nayanne,

    Muito pertinente a sua nota e observação. Nós acompanhamos a luta dos Apolima-Arara desde o início e somos testemunhas de que nehum político ou governo os apoiou, ao contrário, trabalharam sempre contra. O Único Órgão público que os apoiou foi o Ministério Público Federal.

    Segundo informações que obtivemos do Ministério da justiça, a portaria declaratória da terra dos Apolima-Arara ainda não foi publicada. Há a possibilidade de que seja publicada Amanhã no Diário Oficial. Enquanto não for publicada, não vale. Tudo que for dito a esse respeito é especulação e não tem o caráter oficial. Por isso recomendamos aos índios cautela e que esperem pelo pronunciamento do Ministério Público Federal, autor da ação.

    Bom trabalho.

    Lindomar Padilha

    ResponderExcluir