sexta-feira, 28 de agosto de 2009

TRE julgará Juarez Leitão



O prefeito de Feijó, Juarez Leitão (PT) é o próximo gestor municipal que será julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC). O prefeito é acusado de ter cometido crime eleitoral e de ter cometido abuso econômico e político nas eleições do ano passado.

O TRE deve julgar o caso de Leitão no próximo mês. O relator do processo é o juiz Jair Facundes.

A ação contra o gestor de Feijó foi movida pelo candidato que concorreu à vaga na prefeitura mas, foi derrotado nas urnas, Raimundo Ferreira Pinheiro (PSDB), o "Dindim".

Dindim declarou em juízo que o seu adversário político teria cometido o crime de captação de sufrágio, ou seja, comprado voto de eleitores.

De acordo com denúncia ajuizada por Dindim, entre os benefícios oferecidos em troca de voto estavam à perfuração de poços artesianos, telhas, sacolões e tijolos. No processo contra Leitão foram anexadas fotografias, gravações e imagens referentes à suposta compra de votos. Anexados ao processo constam também depoimentos de eleitores que afirmam ter recebido benefícios em troca do voto.

O candidato derrotado nas urnas queixa-se na Justiça de outro fator que ocorreu em Feijó. Ele alega que houve prorrogação da votação na zona rural, na comunidade de Porto Rubim, faltando alguns minutos para as sete da noite a urna foi fechada, determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas Dindim e o PSDB ressaltam que isso deveria ter acontecido lacrada às 5 horas da tarde, quando encerrou o horário de votação em todo país.

Esse fator, apresentado pelo PSDB e por Dindim teria interferido no resultado da votação.

Na próxima semana, Juarez Leitão terá a oportunidade de apresentar sua defesa contra as acusações apresentadas pelo partido tucano e por Dindim.

Texto: Nayanne Santana
Foto: Odair Leal/Agência Aleac

Nenhum comentário:

Postar um comentário