domingo, 21 de fevereiro de 2010

O Acre e a falta de opção

Amo meu Estado, mas reconheço as limitações dele.

O Acre é uma terra muito boa e o povo acreano (seja de nascimento ou de coração) é bem acolhedor. Mas viver aqui requer certo jogo de cintura para lidar com o tédio.

Vivo num Estado muito carente de opções culturais para os finais de semana. A dica aqui é sempre ter um bom filme ou livro para degustar aos finais de semana.

Não temos sequer uma sala de cinema decente com opções atualizadas de filmes em cartaz.

Não há uma casa de shows onde possamos ouvir e ver um bom show, sentados como pessoas civilizadas.

Os shows no Acre acontecem ainda em ginásios, estacionamentos de estádios. Nos aglomeramos num empurra-empurra insuportável e nada parece que funciona bem. Para piorar pagamos caro por uma sucessão de desconfortos.

Antes, tínhamos pelo menos os cafés como o Café do Theatro, que fechou as portas e até hoje eu não sei por quê.

Houve um tempo em que o Acre, principalmente Rio Branco, era mais cultural.

Eu era criança, mas me lembro do Casarão e dos almoços agradáveis que eu tive lá com a minha mãe. Lembro que o Kaxinawá também era um ambiente bem bacana.

Não sei como o governador do Estado, Arnóbio Marques, não se envergonha de anunciar que o Acre seria o melhor lugar da Amazônia para se viver em 2010.

Digo ao senhor governador que é fácil viver no Acre se o cidadão tem dinheiro suficiente para pegar um avião ou helicóptero e seguir para o Estado mais próximo para passar um final de semana ou feriado. Assim, fica muito fácil.

O Acre precisa evoluir muito em vários setores para que aqui, seja de fato, um bom lugar para viver e criar filhos.
Nos falta segurança, saúde de qualidade e acesso a cultura.

Talvez, a idéia de Binho seja nos deixar diante de computadores (com o Floresta Digital – que não funciona) e vivendo de uma ideologia furada e barata.

8 comentários:

  1. E a dica do livro para o fim de semana é????

    ResponderExcluir
  2. A autobiografia de Samuel Wainer é a dica de livro.

    ResponderExcluir
  3. Olah! Nayanne, sei como é viver num lugar e querer/necessitar de algo(s)[rs] mais.
    Nasci no Interior. Embora gostasse (até hoje amo; e agora está bem melhor com o FIG, mas, quando visito, com uma semana já tou louco pra sentir a brisa e o cheiro do mar), comprovei que estava certo ao vir morar no Recife, ao passar no vestibular, há uns (tantos) anos.
    Sugestão: vem tomar um banho de Cultura e Arte pernambucanas [talvez você já conheça. Se ainda não, acho que Andréa Zílio (a 'conheci' no Twitter, por conta do ETC) pode testemunhar o que vi(u)venciou.].
    Saudações Poéticas, bj.,
    Tuppan.

    ResponderExcluir
  4. Há um shopping em construção para resolver o problema do cinema. Se não houvesse, ainda assim não seria culpa de governo. Vc quer um cinema público? Fale então do cine-teatro recreio em reforma que até hj não foi entregue, aí terá razão. A iniciativa privada é que deve resolver coisas como falta de casas de shows, cinemas, etc e há perspectivas (projetos) pra construção de tudo isso brevemente. O gov. até faz muito sim. Vc só pode estar brincando ao dizer q na época do Casarão - q aliás está sendo reformado após anos abandonado e em breve voltará a ser um espaço cultural - as coisas eram melhores..
    Hj temos usina de arte, concha acústica, teatro hélio melo, mercado velho, gameleira, arena da floresta, teatrão reformado, teatro do sesc, quadrilhódromo, biblioteca pública e da floresta, SBORBA reformado, teatro do sesc.. O q pode acontecer é q essas coisas não sejam adequadas pro seu gosto, mas aí é outra história.. Nayanne, uma dica: não fale mal por falar, critique com propriedade e terá críticas melhor recebidas. Suas críticas soam como "não gosto do governo e vou procurar coisas pra falar mal" e vc nem tá encontrando motivos reais - olha q existem muitos!! - pra fazer isso.

    ResponderExcluir
  5. Jamais quis que o governo financiace minhas opções de diversão.
    Talvez, se deixei isso transparecer, foi por equivoco meu.
    Posso te assegurar que gosto de pagar pelos meus "passeios" e apenas acho que falta investimentos na área de cultura e lazer no Acre. Investimentos por parte do poder público e privado.
    Mas eu agradeço sua leitura e principalmente, o comentário.

    ResponderExcluir
  6. Oi, sou carioca da gema nascido e criado no Rio de Janeiro e estou cansado e farto de viver no Rio.
    Busco um Estado mais calmo e pacífico para se viver e trabalhar (sou professor), penso no Acre tb mas não sei se é considerado perigoso e tb não sei se é fácil conseguir trabalho na rede de educação.
    Vc poderia me ajudar falando um pouco mais sobre seu Estado e principalmente como seria viver na capital?
    Sou casado e temos uma filhinha de apenas 1 mês, como seria para alugarmos uma casa ou apartamento aí? Seria muito burocrático?
    O único interesse que temos é trabalho, moradia, educação,creche, paz e saúde (saber sobre o sistema público e privado de saúde) ou seja dispensamos lugares tais como shopping, boates, danceterias,cafeterias, cinemas, teatros, igrejas, clubes recreativos etc.(pelo menos durante alguns anos).
    Não quero dizer com isto que o Acre não possui estes lugares como muitos acreditam, mas digo simplesmente para que vc ao me ajudar com seu conhecimento, não perca tempo me falando sobre tais assuntos.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Jesse, será um prazer poder ajudá-lo e mostrar que opções o Acre pode ter para te acolher.

      Meu email é nannyfs@gmail.com. Me passe um email que ficará mais fácil nossa comunicação.

      Desculpe a demora na resposta, mas eu estava de férias e acessando meus emails apenas via celular e, na verdade, há tempos não utilizo meu blog.
      Obrigada pela leitura e pela confiança, ainda que virtual.

      Abraços.
      Aguardo seu email.

      Excluir